Grupo de estudos em Agricultura de Uberlândia realiza visita técnica à EPAMIG

No dia 05 de dezembro, o Grupo de Estudos em Agricultura de Baixo Carbono (GEABC) participou de uma visita técnica à Fazenda Experimental Getúlio Vargas da EPAMIG, em Uberaba. A atividade teve como objetivo conhecer, na prática, os modelos de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Integração Lavoura-Pecuária (ILP), além das práticas de manejo, monitoramento ambiental, evolução dos sistemas produtivos e pesquisas desenvolvidas na estação experimental.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com os pesquisadores responsáveis pelas áreas experimentais, aprofundando conhecimentos sobre gestão do carbono nos sistemas produtivos, monitoramento da água no solo e critérios para a seleção de espécies que compõem os sistemas integrados, envolvendo lavoura, pastagem e floresta.
De acordo com o professor Fabrício Pelizer, tutor do GEABC, a atividade de campo foi necessária para aproximar a pesquisa científica da realidade do produtor rural. “Foi uma atividade de campo muito proveitosa, pelo elo entre as práticas de manejo voltadas à pesquisa e experimentação e a transferência de tecnologia para os produtores rurais, sempre com os pilares muito bem estruturados voltados à captura e estoque de carbono no sistema, além da melhoria dos aspectos ambientais, sociais e econômicos das práticas agropecuárias”, destacou.

A aluna Daniela Rabelo, do 2º período do curso de Agronomia e participante ativa do GEABC, também ressaltou a importância da experiência. “A visita à EPAMIG foi extremamente proveitosa em termos de conhecimento sobre agricultura sustentável e diferentes formas de fixação de carbono. Foi possível ver a cooperação impressionante entre as diversas profissões do agro, com veterinários, zootecnistas e agrônomos trabalhando lado a lado e promovendo avanços constantes na área. Com certeza é uma visita que eu adoraria repetir”, afirmou.
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia