Alunos de Agronomia e Veterinária de Uberlândia apresentam estudos sobre cadeias agroindustriais

Alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade do Agro de Uberlândia participaram de Sessões de Pôster, nos dias 08 e 10 de dezembro, como parte da avaliação da disciplina Economia e Negócios Agroindustriais. A atividade reuniu estudantes e professores dos dois cursos em apresentações simultâneas, promovendo a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas.
Organizados em grupos de trabalho, os alunos realizaram o mapeamento das principais cadeias produtivas do país, a partir da modelagem dos negócios agroindustriais, da análise do desempenho dos setores econômicos e da distribuição dos sistemas produtivos no território nacional.
Para a aluna do curso de Medicina Veterinária, Mariana Fernandes Gouveia, que desenvolveu com seu grupo um estudo sobre a Cadeia Produtiva Agroindustrial da Carne Bovina, a experiência foi fundamental para aprofundar o conhecimento na área. “A proposta foi muito importante porque conseguimos identificar gargalos que ainda precisam ser trabalhados na pecuária brasileira, além de pontos positivos que devem ser reforçados. Pesquisei bastante sobre o impacto da pecuária na economia, as variações nas exportações de carne e como cada setor pode atuar para aumentar a competitividade da cadeia como um todo”, destacou.

Já a aluna de Agronomia, Sara Inácio, explicou que seu grupo escolheu estudar a cadeia produtiva do cacau, analisando dados estatísticos do setor. Segundo ela, o trabalho revelou que a cadeia se enquadra em um modelo de conexões em rede. “Estamos acostumados a consumir produtos derivados do cacau e não percebemos o quanto isso sustenta toda a cadeia produtiva. Esses derivados, com alto valor agregado ou não, geram cerca de 18 bilhões de reais em valor bruto da produção e milhares de empregos em todo o Brasil”, afirmou.
De acordo com o professor Fabrício Pelizer, responsável pela disciplina, os estudos das cadeias agroindustriais foram essenciais para ampliar a compreensão dos alunos sobre os atores envolvidos nos negócios, a capacidade produtiva regional e nacional e a relevância do agronegócio em diferentes modelos produtivos. Ele também ressaltou que a interação entre os estudantes de Agronomia e Medicina Veterinária contribuiu para debates qualificados e para uma verdadeira “aprendizagem 360º”, integrando diferentes olhares sobre o setor agroindustrial.
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia